segunda-feira, 21 de julho de 2014

Dia do amigo!

... 'Já tomei muito na cara. Não sou uma amiga perfeita, muito menos uma pessoa pra lá de especial. Erro mesmo, me afastei de alguns amigos depois que comecei a namorar, já fiz coisa errada, mas reconheço, peço desculpa, digo que pisei na bola. E todo mundo se afasta depois que começa a namorar. Tenho pouco tempo livre e o tempo que me resta uso para afazeres domésticos, escrever, organizar minhas coisas. Não tenho tempo para fazer jantares todos os dias, para me reunir todos os sábados. Tenho uma vida nem sempre divertida de adulto, mas que eu gosto. E aprendi que para ser amigo não precisa ser colado com Bonder.' - [Clarissa Corrêa]
 
Faço minhas as palavras de Clarissa ao Dia do Amigo. É! Posso dizer que a minha melhor amiga, sou eu. Sinto falta de ter aquela amiga chiclete. Sim! Mas, as coisas mudam. O tempo passa. As pessoas mudam. Mas, o que é essencial e verdadeiro, fica. Hoje eu sei em quem eu posso contar mas não preciso necessariamente ver essa pessoa todos os dias para afirmar isso. Até porque gente carente me cansa. E gente que mendiga atenção? Gente que acha que só ela tem problemas ou só problemas? E gente que "compete" na amizade com você? É complicado... 'ah, mas a minha sapatilha é uma capodarte', quando você quer mostrar a sua nova, aquela que você adora e ainda pagou R$ 35,00.
 
Já cheguei a me considerar anti-social (e ainda considero-me muitas vezes), pois para mim, boa companhia mesmo é um bom livro. Acho que tenho mais amigos virtuais do que presenciais. Adoro trocar mensagens de texto, via whatsapp, messenger, etc. Tenho preguiça de eventos sociais. Gosto de conversar. Mas falo muito sozinha. Adoro ouvir. Mas tem dias que as pessoas me cansam. Sejam quais forem!... Tem dias que morro de saudade, quero todos em volta de mim. Tem dias que não quero conversar com ninguém e ficar bem quieta na minha. E me consideram extrovertida. Amo conversar com meus pacientes. Fico o dia inteiro avaliando, diagnosticando, conversando, conversando, conversando... acho que ao fim do dia já gastei todas as minhas palavras e a única pessoa com a qual quero conversar, é com o meu marido (ótimo ouvinte e o qual eu incrivelmente nunca me canso de falar e ouvir, rs). E aí, quando quero mesmo 'conversar', gosto de encher o saco do meu melhor-amigo, Jesus. Minhas orações chegam a ser engraçadas, pois acho que mais bato-papo do que oro, peço e agradeço. Vai entender? E fui descobrir só depois de velha, que amiga que é amiga mesmo, é a sua mãe. Conte sempre com ela.
 
Sei que sou o que sou. Se gostam de mim assim ou não, hoje eu já nem me preocupo mais. Tenho fases. Acho que são os 30. Ou a vida de casada. Não sei. Me afasto quando namoro. Ah, como eu adoro dois em um. Até gosto de sair. Adoro encontrar aqueles que me fazem rir só de olhar. Tenho amigos que quero carregar no bolso! Tenho outros que fazem uma década que não vejo.. mas, caramba! Como são meus amigos... E tem uns que vejo todos os dias, que sinceramente? Eu sei que eles são comigo colegas e não amigos. A gente percebe a diferença. Demorei pra aprender tal. 
 
O fato é que "O Dia Do Amigo" não deve ser comemorado só no 20 de Julho. Deve ser vivido todos os dias, de perto, de longe, no riso, no choro, na cumplicidade, na verdade. Àqueles que são meus, o sabem muuuuito bem, os agradeço por ser e estar. São poucos mas preciosos demais! Louvo a DEUS pela vida de vocês, em toda a peculiaridade... que Ele os abençoe e os conserve sempre pertinho de mim. Simples assim!

Nenhum comentário: